Bateria de caminhão e sua carga
Uma bateria pode ser comparada com uma caixa de água, e o alternador com uma bomba ou com a pressão da água que vem do cano da rua. Se estiver tudo certo, a boia da caixa permitirá a entrada de água apenas para completar o que já foi gasto. No caso de um automóvel, o regulador de voltagem controla a entrada de corrente que foi gasta, por estar dentro do alternador se equiparando à boia.
Bateria de caminhão e sua carga
Quando falamos de um caminhão, tudo é maior, inclusive a bateria. Apesar do princípio de funcionamento ser o mesmo – do arranque de um carro – suas peças são maiores, o que compete mais carga e, consequentemente, mais combustível.
Uma bateria maior, ou com placas de chumbo mais largas, tem maior capacidade de corrente de partida. Então a bateria de caminhão é, basicamente, uma bateria de carro aumentada. Ela usa mais chumbo, mais ácido, mais densidade e mais energia/hora, apesar de manter a voltagem (12 volts).
Uma solução muito usada para quem deseja uma bateria de 24V, é ligar duas de 12 em série. Fabricadas com 150, 170, 200 ou 220 amperes/hora. Para garantir a sua segurança e veracidade, verifique sempre se a bateria possui o selo do INMETRO, de preferência com uma marca de renome.