O que define uma bateria estacionária para nobreak?
Para entendermos as características da uma bateria estacionária, vamos rever primeiramente o que é um dispositivo nobreak. Como o nome mesmo já diz, esse dispositivo é utilizado como fonte de alimentação, em caso de queda de energia. Em eventuais instabilidades de corrente elétrica, o nobreak é ativado para manter os equipamentos conectados à ele, que no caso podem variar desde computadores até equipamentos hospitalares, por exemplo.
Esse diferencial de fornecimento de energia se deve ao fato de que o nobreak utiliza uma bateria para alimentar os dispositivos, quando necessário. E então chegamos às diferentes opções de baterias. Estacionária ou automotiva?
A automotiva geralmente é uma solução para quem não pode investir tanto capital em uma estacionária. A principal diferença entre os dois tipos é que as baterias estacionárias possuem uma construção mais robusta, que utiliza materiais mais nobres, portanto tendo uma vida útil significativamente maior. Também, devido à sua composição, podemos ver outra vantagem. Essa se dá pelo fato de baterias estacionárias poderem ser utilizadas em ambientes com fluxo de pessoas, pois as baterias possuem um filtro que não permite a liberação de gases tóxicos no ambiente.
Qual é a vida útil de uma bateria estacionária para nobreak?
Enquanto a bateria automotiva demonstra, em média, uma vida útil de 3 anos, a vida útil de uma bateria estacionária pode durar de 5 a 10 anos. Além, é claro, de apresentar um melhor desempenho, por manter uma carga moderada e estável por mais tempo. Lembrando, é claro, que há certos fatores que afetam igualmente os dois tipos de bateria e suas vidas úteis. São esses a qualidade do produto adquirido, se é de uma boa marca, os cuidados que se tem com a conservação e preservação do bom estado da bateria.