Como funciona a carga da bateria de caminhão?
Quando pensamos na carga de uma bateria de caminhão, podemos compará-la à uma caixa de água, sendo o alternador uma bomba ou a própria pressão da água que vem do cano da rua. Se estiver tudo certo, a boia da caixa permitirá a entrada de água apenas para completar o que já foi gasto. No caso de um automóvel, o regulador de voltagem controla a entrada de corrente que foi gasta, por estar dentro do alternador se equiparando à boia.
Como funciona a carga da bateria de caminhão?
Quando falamos de um caminhão, tudo é maior, inclusive a bateria. Apesar do princípio de funcionamento ser o mesmo – do arranque de um carro – suas peças são maiores, o que compete mais carga e, consequentemente, mais combustível.
Uma bateria maior, ou com placas de chumbo mais largas, tem maior capacidade de corrente de partida. Então a bateria de caminhão é, basicamente, uma bateria de carro aumentada. Ela usa mais chumbo, mais ácido, mais densidade e mais energia/hora, apesar de manter a voltagem (12 volts).
Uma solução muito usada para quem deseja uma bateria de 24V, é ligar duas de 12 em série. Fabricadas com 150, 170, 200 ou 220 amperes/hora. Para garantir a sua segurança e veracidade, verifique sempre se a bateria possui o selo do INMETRO, de preferência com uma marca de renome.
Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer dúvidas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!