Qual a diferença entre os câmbios Dualogic, Plus e Automático?
Lançado no Brasil pela Fiat, o câmbio Dualogic foi desenvolvido afim de facilitar a vida dos motoristas. Sua principal funcionalidade é automatizar a troca de marchas de um câmbio tradicionalmente manual, sem perder potência para o automóvel. Apesar de similar ao funcionamento de um câmbio automático, o Dualogic é outro sistema.
Qual a diferença entre os câmbios Dualogic, Plus e Automático?
A principal diferença entre os sistemas é que o automático não permite a troca de marcha, restando ao motorista apenas o trabalho de frear ou acelerar o veículo para dirigir. No caso do Dualogic, você ainda possui a opção de manualmente trocar as marchas, mas você também pode escolher fazer isso de forma automática.
Algumas desvantagens que costumam aparecer referente ao câmbio Dualogic são, principalmente, desconforto e que ele pode engasgar na troca de marcha. Também apresentam alguns outros problemas como vazamento de óleo no sistema hidráulico, decorrente do problema na marcha, queima da bomba de pressão e constante troca do filtro do automóvel.
Pensando nessas desvantagens, foi desenvolvido um outro sistema chamado Dualogic Plus. O Dualogic tradicional é um sistema de automatização de transmissão manual, enquanto o Plus utiliza de um recurso chamado “creeping”.
Este recurso permite que o câmbio seja levemente acelerado quando engatado, evitando a aceleração da parte do motorista para o veículo sair. Com isso o automóvel também ganha outras vantagens, como a de ficar parado em aclives sem problemas e de controlar a ré utilizando o freio.
Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas, porém quaisquer perguntas é só nos chamar. Se precisar também de uma ótima loja de bateria em Santos, fale conosco na página de contato ou em um dos nossos telefones, disponíveis no rodapé do site. Até a próxima!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!