Do que é feita a bateria do carro?
A bateria de carro é composta de várias placas de chumbo que são mergulhadas em ácido sulfúrico. Ela é desenvolvida por 6 células de 2 volts soldados com eletrodos de chumbo e cálcio que produz uma força eletromotriz de 12volts. Seu primeiro nome é acumulador elétrico, porque é formada por placas de chumbo metálico, intercaladas com separadores que podem ser de papelão, plástico, polietileno ou manta de fibra de vidro envolvente – cátodo.
Essas duas placas são submersas em ácido sulfúrico H2SO4 30% em massa, por isso são comumente conhecidas como bateria de chumbo ácido. Com a sua composição química, sofre uma “semi reação” do ânodo (polo negativo) e do cátoto (polo positivo), transformando energia química em energia elétrica.
A densidade do ácido sulfúrico determina se ela está carregada ou descarregada. Seu valor padrão é de 1,28 g/cm³, mas se o densímetro mostrar uma densidade menor que 1,20 g/cm³, isso quer dizer que a bateria precisa ser recarregada. Por ser uma bateria recarregável, é preciso estar em constante funcionamento com o alternador do veículo.
Suas principais funções são para dar partida no veículo e responsável pela parte elétrica em geral. Quanto maior a sua reserva de Amperes Hora (Ah), mais autonomia a sua bateria terá para os equipamentos do veículo.