Quais são os principais defeitos de uma bateria de moto?
Para conhecermos melhor os principais defeitos de uma bateria de moto, vamos entender um pouco melhor a diferença entre uma bateria de carro e uma de moto.
Tamanho Proporcional
A primeira coisa para levarmos em consideração é o tamanho, pois tudo deve ser proporcional. Logo, quanto maior o veículo, maior o tamanho e a capacidade da sua bateria.
Voltagem e Amperes
A constante nesse caso é a voltagem, sempre de 12 volts, independente de qual tipo de veículo. Referente aos amperes, uma bateria de moto pode ter capacidade de 5, 7, ou 12 ampere/hora. No caso de um carro normal, esse número pode variar entre 40, 48, 50, 60, etc. No caso de um caminhão, ou de veículos extremamente maiores, o valor pode chegar até à 200 A/h.
Materiais e Composição
A composição de ambas as baterias é a basicamente a mesma, no caso de um carro e uma moto. Os principais materiais usados costumam ser chumbo e ácido, porém cada fábrica tem a sua composição “secreta”. A única diferença é a questão da proporção, pois o tamanho físico de cada veículo é muito diferente. Se o veículo é extremamente menor, a sua bateria também será, o que requer menos material para compor a mesma.
E então chegamos à nossa dúvida principal.
Quais são os principais defeitos de uma bateria de moto?
Um ponto muito comum que danifica a sua bateria é a falta de uso. Deixar a moto parada por muito tempo estraga a bateria com mais rapidez, mesmo que seja uma bateria nova. O funcionamento é o mesmo dos automóveis, funcionando devido ao gerador (magneto), que à carrega. Assim como todas as peças de uma moto, a bateria é menor, ou seja, suas placas são mais finas e estragam mais facilmente.
O magneto, portanto, é a peça que carrega a bateria da sua moto. Você pode notar o seu funcionamento quando a luz do farol da sua moto brilha, ao acelerar, pois é nesse momento que bateria está sendo carregada. Sendo assim, um defeito relativamente comum é referente ao enrolamento de cobre, que costuma queimar, impedindo o carregamento da bateria.
Outro fator relevante para a duração da sua bateria é a vida útil, associada diretamente à qualidade e à marca. Uma bateria de moto dura, em média, um ano. Ou seja, bem menos do que uma de carro. Em compensação, existem muitas marcas de baterias no mercado, basta escolher uma de confiança, que seja referência em durabilidade.
E, por último, vamos falar um pouco sobre o uso indevido. No caso de veículos de baixa cilindrada, com baterias de 5 à 7 A/h, o brasileiro costuma “trabalha” suas motos muito mais do que o recomendado. Logo, é uma questão de logística… quanto mais usada a sua moto, menos durará a sua bateria. De acordo com a nossa legislação, toda moto deve circular com o farol ligado, porém isso força o magneto e, consequentemente, a bateria.