Posso Usar os Sistemas Eletrônicos Com o Motor Desligado?
Muitas das funcionalidades presentes nos automóveis, nos sistemas eletrônicos, utilizam a energia elétrica armazenada na bateria para funcionar. Entre os aparelhos e funções mais comuns que funcionam sem ligar o motor, estão os faróis, luzes internas, vidros elétricos e rádios, aparelhos de som. Quando giramos a chave sem dar a partida, ou seja não até o fim, tudo parece funcionar. Mas será que isso é bom para o automóvel?
Apesar de tudo funcionar, aparentemente, essas funções de fato utilizam a bateria do carro. Sendo assim, o uso prolongado delas pode descarregar a bateria do carro em uma velocidade muito maior do que a esperada. Se o carro estivesse com o motor ligado, o alternador estaria alimentando a bateria e tudo estaria bem.
Quem nunca saiu do carro e esqueceu os faróis ligados, ou ficou estacionado com o rádio ligado e sem ligar o motor? Essas funções dos sistemas eletrônicos, se ligadas por um longo período de tempo, poderão descarregar completamente a bateria, impedindo o veículo de dar a partida. Porém a bateria foi feita apenas para gerar uma alta voltagem, por pouco tempo, ou seja, exatamente apenas para dar a partida.
E por final, é importante lembrar que o ar condicionado não utiliza a bateria do carro, pois, apesar de os modelos mais modernos possuírem sistemas elétricos para o controle da temperatura, ele funciona a partir do motor.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!